Curiosidades

Coloquem as curiosidades que encontrem!!


Farmville pode sair do Facebook

A empresa que produz a quinta virtual e o Facebook não chegam a acordo e por isso o jogo de agricultura pode estar de saída da rede social.
A Zynga, que é a produtora responsável pelo jogo de agricultura virtual, está a estudar a possibilidade de abandonar o Facebook por causa de desentendimentos com os gestores da rede social. Em causa está a introdução da moeda "Creditos Facebook", que deverá ser lançada no próximo dia 25 de Junho.

O objectivo é o de criar uma espécie de dinheiro virtual, que poderá ser utilizada em todos os jogos e aplicações do Facebook. O problema é que a rede social quer ficar com 30 por cento do valor de cada transacção realizada com o "Créditos Facebook".

face_1273941365.jpg

Fonte: http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes.php?id=57875

(por Ana Martins)


Hacker vende o acesso a 1,5 Milhões de contas do Facebook.

Kirllos é o hacker que diz ter em sua posse 1,5 milhões de contas do Facebook para vender. E os preços variam entre os 25 e 45 dólares por cada lote de mil contas.

Pesquisadores do grupo VeriSign’s iDefense descobriram recentemente Kirllos a vender nomes de utilizadores e passwords do Facebook num fórum obscuro (para hackers), mas o que realmente chamou à atenção foi o volume elevadíssimo de credenciais que estava a vender, cerca de 1,5 milhões de contas.

iDefense não sabe se as contas que Kirllos tem em sua posse são legitimas, e o Facebook ainda não deu qualquer comentário sobre o assunto. Se as contas forem legítimas, o hacker tem em sua posse informações de contas de um em cada 300 utilizadores do Facebook. Os valores, tal como já referimos, rondam os 25 e 45 dólares, dependendo do numero de contactos que cada utilizador tiver.

Segundo Rick Howard da VeriSign, até à data Kirllos parece ter vendido perto de 700 mil contas. Estas contas podem ser uma excelente fonte de SPAM, principalmente aquelas que tiverem uma lista de amigos bem extensa.

Contudo parece ainda que Kirllos está a vender estes dados a preços de saldos, segundo a Symantec, normalmente dados deste género são vendidos entre 1 e 20 dólares por conta.

Facebook_hacked_by_Koobface_Mk.2_virus_large.jpg

Fonte: http://www.kerodicas.com/

(por Sara Chaves)


As Facilidades das Tecnologias

Miradouros de Lisboa na Net

"Dez dos mais emblemáticos miradouros de Lisboa estão disponíveis no portal do Turismo de Lisboa, numa experiência interactiva que permite ao utilizador conhecer a cidade como se estivesse no local.

Alguns dos cenários panorâmicos mais emblemáticos da capital portuguesa podem ser vistos a partir de hoje, quinta-feira, a partir do site http://www.visitlisboa.com, graças a um sistema de miradouros virtuais interactivos que simula o movimento ocular do utilizador, permitindo que cada pessoa possa modificar os ângulos e campos de visão à medida da sua curiosidade. (…) De acordo com o responsável, além de permitir identificar elementos patrimoniais de interesse no campo de visão do miradouro, o sistema interactivo disponibiliza também "informação de interesse patrimonial e turístico sobre esses locais, uma visualização interactiva a três dimensões e mapas com os trajectos para visita.
Existe também a possibilidade de imprimir um guia com informação para depois poder visitar o local escolhido", algo que facilita a visita, acrescentou. "

Fonte: http://jn.sapo.pt

(por Inês Estudante)


As tecnologias também nos trazem desvantagens…

Por este motivo é actualmente necessário promover campanhas como esta!

HORA DO PLANETA

Dia 28 de Março

Lisboa ficou sem luz durante uma hora
O Cristo-Rei, a Ponte 25 de Abril e o Castelo de São Jorge ficaram às escuras durante uma hora no passado dia 28 de Março, numa iniciativa ambiental que junta centenas de cidades de todo o mundo.
"Esta é a primeira vez que Portugal, através da cidade de Lisboa, se une ao apelo mundial lançado pela WWF para apagar as luzes pela Hora do Planeta", explicou à Lusa Ângela Morgado do WWF Portugal, um fundo mundial para a conservação da natureza.
Lisboa vai ser uma das 742 cidades do Mundo, "de uma ponta à outra do Globo" de 75 países, a aderir ao apelo que começou há três anos na cidade australiana de Sidney e que no ano seguinte se alargou a 371 cidades de todo o Planeta."

"É muito bom que Lisboa faça parte dessa lista. No ano passado alguns portugueses aderiram e desligaram as luzes, mas a título individual. Este ano a Câmara de Lisboa também aderiu, o que é fantástico", comentou Ângela Morgado.

"Entre as 20:30 e as 21:30, da noite de 28 de Março, o Cristo-Rei, assim como a Ponte 25 de Abril, o Palácio de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Padrão das Descobertas, o Castelo de São Jorge, os Paços do Concelho e o Museu da Electricidade vão ficar apenas iluminados pela luz das estrelas", refere a WWF.

O Centro Cultural de Belém (CCB) assinala também a Hora do Planeta, mas desligando as luzes apenas por 15 minutos por causa de um espectáculo já agendado.

"Esperamos este ano envolver cerca de mil milhões de pessoas de mil cidades de todo o mundo", disse Ângela Morgado.

Fonte: http://aeiou.visao.pt/

(por Inês Estudante)


SIG - Sistemas de Informação Geográfica

Aqui ficam alguns exemplos do que se pode fazer com um SIG:
"1. Localizar acontecimentos e identificar padrões
Olhando para os acontecimentos num mapa, conseguir-se-á identificar, no território, padrões e tendências. Na imagem, um mapa interactivo de terramotos nos EUA.

Img1_SIGeo.jpg

2. Descobrir o que tem dentro e o que tem perto
Desde que exista informação sobre uma área em específico, pode descobrir-se o que ela tem dentro e ao redor. Exemplo? Localizar, no mapa de um bairro, a incidência criminal e postos de polícia. Ou identificar, ao redor de um rio, qual será a possível área atingida por cheias.
Img2_SIGeo.jpg

3. Quantificar
Por região, por local, por prédio, porque não? Com um SIG, pode quantificar-se um determinado tema por região e relacionar as regiões com maior incidência entre si. Na imagem, um mapa que identifica crianças com acompanhamento pediátrico numa determinada região.
Img4_SIGeo.jpg

4. Localizar alterações:
Ao localizar a movimentação das coisas num período de tempo, consegue-se saber como é o seu comportamento. Um meteorologista, por exemplo, analisa geograficamente os furacões para conseguir descobrir onde incidirão futuramente. Ou um responsável policial poderá analisar a evolução de crimes semanalmente por região, decidindo depois que profissionais deve enviar para essas zonas e que tipo de acções devem tomar.
Img3_SIGeo.jpg

5. Localizar densidades
Conseguir identificar, num mapa, o local em específico que tem determinadas estatísticas ou padrões num mapa por vezes pode ser difícil. Através de uma imagem de 3D das densidades, por exemplo, essa identificação é mais fácil."

Fonte: Diário Económico; Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2010.

(por Daniel Mateus)


As novas tecnologias, trabalhadas por portugueses!!

"Uma equipa de cientistas do Centro de Investigação de Materiais (Cenimat) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, liderada por Elvira Fortunato e Rodrigo Martins, conseguiu produzir pela primeira vez em todo o mundo transístores com uma camada de papel que são tão competitivos como os melhores transístores de filme fino baseados em óxidos semicondutores. Os novos transístores poderão, assim, ser usados em ecrãs de papel, etiquetas e pacotes inteligentes, “chips” de identificação e aplicações médicas. E a produção em larga escala será facilitada pelo baixo custo do papel no mercado mundial.
A celulose é o principal biopolímero existente no nosso planeta e a indústria electrónica está a investir cada vez mais no desenvolvimento de dispositivos com biopolímeros, devido a seu baixo custo, tendo surgido alguns estudos a nível internacional sobre a utilização do papel como suporte físico de componentes electrónicos. Mas é a primeira vez que se utiliza papel como parte integrante de um transístor."

Imaginem o que será termos um livro de 4 páginas que nos conta um história de 90, ou mesmo o GPS visto no vidro da nossa viatura! Isto é o que a ciência nos pode oferecer!
Para mais explicações visitem o site:
http://idpt.wordpress.com/2008/08/26/elvira-fortunato/

interactivity.jpg

(por Inês Estudante)


Nexi, um robô com sentimentos

http://aeiou.exameinformatica.pt/nexi-um-robo-com-sentimentos-video=f996881


Quinta Virtual

farmville.jpg

"Quinta virtual que arrasta milhões de agricultores" , é este o título dum artigo publicado no Diário de Notícias, no passado dia 25 de Fevereiro, dando voz ao fenómeno em que se tem revelado o jogo FarmVille, disponibilizado na plataforma do Facebook.

Ao que parece, este jogo tem-se tornado um verdadeiro fenómeno entre os possuidores duma conta do Facebook, tornando-se um verdadeiro vício. No presente artigo, é relatado o facto de "agricultores" se levantarem às cinco da manhã para colher tomate, a fim de não perder a colheita. Pois é, uma vez que em horas podemos ter uma plantação completa e colhê-la, ganhando pontução com isso.

Um jogo que nos aproximou, de certa forma, da tão proclamada agricultura urbana.

Para que fiquem um pouco mais convencidos, vou transcrever um pequeno excerto desse artigo, o qual podem conferir neste site: http://dn.sapo.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=1504088&seccao=Media

"Mais de 80 milhões de agricultores virtuais por mês, 31 milhões por dia. É este o número de pessoas que se juntam numa aplicação da rede social Facebook para gerir e aumentar a produção animal e agrícola nas suas "quintas" do FarmVille."

Se estiverem interessados, vejam também os artigos "relacionados".


Farmville_Chris.jpg

(por Daniel Mateus)

16 de Março de 2010

Bateria que se carrega com o movimento

[[==]]
A notícia é do Jornal SOL, na sua edição online. Segundo este jornal, a Nokia terá patenteado uma nova tecnologia que permite que se carregue a bateria de um dispositivo electrónico apenas com o movimento do corpo.
Esta será uma inovação que, a meu ver, junta várias vantagens: em primeiro lugar, passamos a deixar de ter o problema de andar com um carregador atrás ou até mesmo de ficar sem bateria; para segundo lugar, destaco a obrigatoriedade das pessoas fazerem "exercício" (pelo menos mexem-se) de modo a terem bateria no seu telemóvel ou MP3; como terceira vantagem, será que se descobriu assim uma forma de se carregar também a bateria dos tão falados carros eléctricos do futuro?

Fica por aqui o artigo, retirado desta fonte:

"A Nokia patenteou uma tecnologia que permite carregar uma bateria de dispositivos electrónicos através do movimento do corpo do utilizador.

A tecnologia baseia-se em cristais piezoeléctricos e destina-se a evitar que os aparelhos fiquem sem bateria em momentos inesperados, quando o utilizador não tem por perto o carregador.
De acordo com a informação avançada pelo The Times, a patente será compatível com vários tipos de aparelhos, como telemóveis, computadores portáteis ou leitores de MP3, entre outros.
Para funcionar a bateria é integrada numa plataforma flexível instalada nos dispositivos electrónicos, que tem um componente que permite criar electricidade quando sente movimento.
O diário britânico refere que a fabricante finlandesa ainda não tem data para começar a comercializar estas baterias."

battery.png

(por Sara Chaves)

Facebook para deter criminosos!

Desta vez foi a Polícia Italiana a agradecer ao Facebook, ao conseguir deter Pasquale Manfredi, considerado um dos 100 criminosos mais perigosos do país e chefe da máfia Italiana.

Segundo as fontes policiais daquele país, só foi possível capturar este criminoso devido ao facto de este usar um modem USB para conectar-se ao seu perfil do Facebook. Assim, foi possível interceptar o sinal e dar com o lugar onde se encontrava escondido este criminoso.

Agora a questão que se põe é a seguinte: será que Pasquale Manfredi era mais um dos viciados em Farmville? De tão viciado que era, que se deixou apanhar pela polícia?

facebook-cibercultura-tecnocrata-digital.jpg

(por Sara Chaves)

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License